atualizado em jul / 2007

Atualizado em Jul./2007

Pág.04 (Histórico da cidade)

História


Fundada por imigrantes italianos no final do século XIX, famílias como Cappi, Ruiz e outras. Conforme testemunhos de antigos imigrantes italianos, a região já contava, em 1893, com as primeiras habitações, recebendo o povoado o nome de Sesmaria dos Cocais. Em 1900 passou a ser conhecido Bairro do Santiago, em homenagem ao proprietário de vastas terras nas redondezas.

O povoado funcionava como centro de pouso, assim recebeu esse nome por ser a Segunda Dobrada depois Araraquara, caminho percorrido pelos tropeiros. Em 1908 recebeu o prolongamento dos trilhos da estrada de Ferro Araraquara, assim teve um crescente desenvolvimento.

Teve seu auge no período do café, onde inúmeras famílias tinham o poder econômico, como família: Carmo, Barbieri, Caropreso, Alvares, Cedran. Além do ápice econômico nesse período houve o cultural.

Até então Dobrada era distrito de Matão, conseguindo sua emancipação político-administrativa em 28 de março de 1965.

Com o fim do café começa a laranja e depois a cana-de-açúcar, essa última atraindo para o município inúmeros migrantes provenientes do nordeste brasileiro, com apoio de políticos locais.

Fonte: Wikipédia